Mudança do rádio AM para FM é prioridade

O governo confirmou a liberação das frequências dos canais televisivos 5 e 6 (VHF) para as emissoras de rádio FM. A ideia, que já vinha sendo debatida pelo Ministério das Comunicações, foi oficializada na manhã desta quinta-feira, 21, pelo secretário de comunicação eletrônica do MiniCom, Genivaldo Lins. Ele discursou para a plateia do 26o Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert).

A iniciativa pode ser uma medida de salvação das emisoras da frequência AM, que vêm sofrendo para se manter no cenário da indústria da comunicação devido a baixa potência e a menor qualidade técnica em relação às FM’s. Com a liberação dos canais 5 e 6 da TV, a faixa da FM ganharia uma ampliação, que comportaria a inserçao das emissoras AM, assim que ela fizessem a transposição para a frequência mais alta.

A mudança das AM’s para as FM’s é tida, inclusive, como uma questão priotária, que deve ser resolvida antes mesmo da escolha do modelo de rádio digital no Brasil. O secretário de comunicação eletrônica do MiniCom, inclusive, reforçou a promessa já feita pelo Ministro Paulo Bernardo, de que até o fim deste ano o Brasil terá um modelo definitivo de rádio digital.

Fonte: Meio&Mensagem

Compartilhe esta publicação:

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>